|
Por Fernando Mascarenhas Cassiano Neves Com grande desplante o homem afirma-se como senhor do mundo, esquecendo que os primeiros a chegar, aqueles que sempre sobreviveram a calamidades naturais, pestes, guerras e fome, são os inumeráveis vírus, bactérias e insectos que o povoam. Ainda há bem pouco tempo, a medo, ao descer das árvores tínhamos dúvidas de poder continuar a existir. Sob ameaça externa (meteoro), interna (calamidade), ou provocada (guerra), a humanidade hoje mais do que nunca vive em permanente risco! O homem com a sua inteligência, sopro de Deus e as suas mãos, presente da natureza, raramente trabalha a favor do bem. Assim, pelo poder e ganância a maior ameaça ao homem, vem do próprio homem! Com a sua inteligência, sem o atributo das mãos, cerebralmente o homem poderia evoluir, mas tecnicamente estaria condenado. A não ser que Deus, o premiasse com o dom da telequinesia (movimento de objectos à distancia através da mente). Bípedes, como os chimpanzés, gorilas, orangotangos e macacos, só por terem um polegar que se opõe aos restantes dedos, estão no caminho certo da evolução.
Já os golfinhos, orcas, elefantes, cães (que diariamente nos dão tantas provas de amizade e valor) e tantos outros animais, se bem que tenham um certo grau de inteligência, ao não terem mãos, tem a evolução dificultada, ou mesmo condenada. A mão, tem importância divina e humana. A mão de Deus é a da justiça, do bem. A mão humana, significa protecção, poder e autoridade, fisicamente é o instrumento da força e do futuro. (Nos romanos a “manus simbolizava a autoridade del pater familias”). As posições da mão sobre o corpo e as disposições dos dedos, tem no esoterismo diferentes significados. Com as mãos podemos transmitir mensagens, fazer sinais de paz, de amor, de caridade, de violência ou de vingança. Mãos elevadas são o símbolo da voz e do canto, de preces ao Senhor; mão sobre os olhos significa clarividência; mãos unidas, matrimónio místico (Young); mãos entrelaçadas, união perante o perigo; mão no peito é mão do sábio, no pescoço simboliza sacrifício; mão aberta é sinal de amizade, de paz; mão fechada é sinal de amargura, de rancor. Schneider, concede á mão um papel extraordinário. Para ele, quando a atitude do espírito não se manifesta pela voz, a mão, é a manifestação corporal que melhor indica o estado interior do ser humano! Com a mão nos benzemos, comemos, bebemos e nos lavamos. O homem deve viver de mãos lavadas, mas ter o cuidado de as não lavar como Pilatos! Na mão se lê o futuro. Com a mão, podemos escolher o caminho certo para um futuro verdadeiro, podemos escolher empunhar a espada, a enxada ou a Cruz! Lido: 3462
|
- Por favor, faça um comentário relacionado apenas com o artigo.
- Os comentários serão validados pelo administrador antes de aparecerem no site.
- Evite erros ortográficos e/ou gramaticais.
- Ataques verbais e/ou pessoais não serão publicados.
- Não utilize os comentários para fazer qualquer publicidade.
- Se preferir, não necessita de indicar o seu e-mail.
- Caso tenha indicado um código de validação errado, faça *Refresh* para obter um novo.
|
Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6 AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com All right reserved |